Como chegar ao Azerbaijão

Como chegar ao Azerbaijão

Existem muitas maneiras de como chegar ao Azerbaijão, mas se escolher fazer a sua viagem de avião, irá aterrar no aeroporto de Baku (Aeroporto Internacional Heydar Aliyev), a sua capital.

Com partidas do Brasil ou de Portugal, é difícil encontrar voos directos para o Azerbaijão, por isso terá de fazer ligação nalguma cidade na Europa ou na Turquia.

A TAM, Airfrance, KLM ou Lufthansa são alguns exemplos de companhias aéreas para voar até aqui, as quais muitas vezes fazem ligação através de Londres, Frankfurt ou Munique, assim como poderão passar por Paris, Amsterdão ou Tel-Aviv.

Com a companhia aérea Turkish Airlines, existe a ligação entre Istambul e Baku.

Se o seu transporte público de eleição for o comboio, saiba que tem a possibilidade de viajar entre o Azerbaijão, a Rússia e a Geórgia, tal como existe um comboio que viaja no horário nocturno que faz a ligação entre Tbilisi, Geórgia e Baku (atenção à questão dos vistos, pois todos os países que passe de viagem, mesmo que a sua intenção seja só de passagem, deve ter os vistos regularizados, caso contrário, as autoridades poderão expulsá-lo do comboio mandá-lo de volta ao Azerbaijão).

Relativamente ao visto para o Azerbaijão, para a sua viagem, seja ela turística ou de negócios, deve solicitá-lo nas entidades competentes. Os portugueses e os brasileiros poderão tratar deste documento nas embaixadas do Azerbaijão nos seus países, embora se comprarem as suas viagens numa agência de viagens, estas facilmente fazem este trabalho por si, o qual, por norma é tratado em três dias, permitindo uma estadia no país por um período entre 15 a 30 dias.

Caso esteja a pensar viajar também para a Arménia, é aconselhável que viaje em primeiro lugar para o Azerbaijão, uma vez que este país não permite a entrada de qualquer pessoa que tenha no seu passaporte, carimbos integrantes do território de Karabakh.


Como Chegar ao Azerbaijão


Turkish Airlines

Chegar directamente por via aérea é possível, mas não é simples. Há voos da Turkish Airlines e da Lufthansa a partir de Lisboa, com escala, que geralmente custam mais de 400 Euros e demoram cerca de dez horas para cada lado.

Contudo, poderá usar companhias aéreas low cost, viajando com a Wizzair de Lisboa para Budapeste e da capital húngara para Baku. Esta solução poderá custar-lhe entre 200 a 300 Euros. Estes valores referem-se a viagens a efectuar na Primavera.

Muitas pessoas integram uma visita ao Azerbaijão num périplo que incluirá também a Geórgia e a Arménia e isso abre novas hipóteses.

A Wizzair voa para Kutaisi, na Geórgia, desde mais de 20 aeroportos, entre os quais existem boas opções para ligações com Portugal, como é o caso de Londres Luton, Barcelona, Paris Beauvais ou Varsóvia.

Uma vez na Geórgia poderá partir de Tblisi no comboio nocturno que todos os dias sai às 20:35 chegando a Baku pelas 9 da manhã. Existem duas classes. Se viajar em primeira e for com outra pessoa, terá um compartimento privado por cerca de 28 Euros para cada um. Os compartimentos de segunda classe têm quatro camas e os bilhetes custam uns 15 Euros.


Transferes de Aeroporto



Transportes Públicos no Azerbaijão

Transportes Públicos


As deslocações em transportes públicos no Azerbaijão são relativamente fáceis, especialmente se os trajectos se efectuarem entre cidades.

Existem numerosos autocarros, táxis partilhados e carrinhas, que por estas paragens se chamam de Marshrutka, uma designação comum a todos os países que fizeram parte da ex-URSS e das suas áreas de influência.

Existe também trânsito ferroviário, com vários percursos entre cidades a poderem ser efectuados de comboio, o que pode dar especial jeito se existirem ligações nocturnas, um expediente que permite poupar uma noite em hotel e algum tempo. Pode consultar os horários e comprar bilhetes online no website oficial da companhia ferroviária do Azerbaijão.

Nas maiores cidades do Azerbaijão, os táxis são geralmente muito baratos e são uma boa forma de chegar a locais isolados nos arredores. Convém é negociar o custo do serviço.



Alojamento no Azerbaijão


Booking.com
Winter-Park-Hotel-Baku