O que visitar no Azerbaijão

O que visitar no Azerbaijão

O Azerbaijão reúne imensos motivos para escolher este país como o seu próximo destino turístico. Repleto de reservas naturais, poderá conhecer uma natureza impossível de conhecer noutro lugar do mundo, assim como, poderá deslumbrar-se (constantemente) com a paisagem magnífica que se situa entre a Europa e a Ásia, uma vez que tem a maior cordilheira montanhosa do Cáucaso do Sul.

O Azerbaijão é um país que não é muito procurado, as são poucas as agências de viagens com pacotes de viagem para o Azerbaijão, o que tem um lado bastante positivo, pois se é daqueles turistas que precisa de descansar e estar perante a uma paisagem e uma cultura única no mundo, sem grandes multidões e muitos turistas, acredite que esta é a sua melhor escolha. Tudo o que existe aqui é para qualquer um ficar boquiaberto.

Património Mundial da UNESCO no Azerbaijão:

  1. Cidade Fortificada de Baku: este é o núcleo histórico da cidade azeri de Baku. Os dois monumentos seguintes, o palácio e a torre, estão inseridos nesta inscrição UNESCO.
  2. Palácio dos Shirvanshahs: é o maior monumento de arquitectura estilo Shirvan-Absheron do país, e fica situado na cidade antiga de Baku.
  3. Torre da Donzela: esta é uma torre do século XII de origem persa da época sassânida situada na cidade velha de Baku.

Férias no Azerbaijão


BAKU AZERBAIJÃO

10 Locais a não perder

  1. Cidade antiga de Baku
  2. Templo do Fogo de Ateshgah
  3. Montanha do Fogo de Yanar Dag
  4. Parque Nacional de Absheron
  5. Gravuras de arte rupestre no Parque Nacional de Gobustan
  6. Vulcões da Lama de Gobustan
  7. Complexo arqueológico do Labirinto de Fazil
  8. Aldeia de Lahic
  9. Cidade de Sheki
  10. Mar Cáspio

Mapa dos pontos de interesse


Navegue no mapa e vá explorando os locais clicando nos marcadores azuis.


Visitar o Azerbaijão


Montanhas Azerbaijao
Montanhas do Azerbaijão

Começando pelas cidades, obrigatoriamente deverá ir à capital do Azerbaijão, Baku. É a cidade mais cosmopolita deste país, onde poderá visitar a Torre Nova com uma panorâmica única em toda a cidade.

Visite também o Palácio dos Shirvanshahs, o maior monumento Shirvan-Absheron, o qual é composto por um complexo que inclui o edifício principal (Divanhane), o cemitério (Burial Vault), a Mesquita de Shah e o seu minarete e o Mausoléu de Seyid Yahya Bakuvi.

Não deixe de explorar os museus Azerbeijan Carpet Museum, explorando a incrível arte da tapeçaria, com obras magníficas; o Museu de Arte Moderna de Baku, onde encontrará imensas obras de arte contemporâneas expostas; ou então o Museu da Arte Nacional e o Museu dos Livros Miniatura.

Conheça as reservas naturais (que são imensas pelo país a fora), onde irá ficar encantado com a diversidade natural aqui existente (tanto ao nível da flora como ao nível da fauna). Sumgayit, é uma cidade pouco interessante uma vez que é de cariz industrial, no entanto é aqui que encontramos os lagos Mazasir e Ceyranbatan, conhecidos como os lagos de sal, muito ricos em minerais, e bastante atractivos devido à sua cor, próxima ao vermelho terracota.

A poucas horas de Baku, chegamos a Sheki, uma vila localizada no meio das florestas, especial e perfeita para passar alguns momentos em plena natureza e fazer bastantes actividades nela, como caminhadas, observação de aves e plantas, trekking, entre outros. A maior comunidade judaica concentra-se em Quba, também a poucas horas da capital, onde irá sentir-se em plena Idade Média. Um ponto turístico interessante é o Templo de Fogo de Ateshgah e a Montanha do Fogo de Prometeu, um dos templos sagrados do Zoroastrismo e do Hinduísmo.

O Parque Nacional de Absheron é um parque não muito longe da cidade que também merece uma visita obrigatória. Se for possível em Baku, tente assistir a um casamento, pois irá ser uma memória inesquecível da sua viagem.

Outros destinos a não perder:

  1. Ganja, a qual conta imensa história;
  2. Lankaran, situada ao Sul, perto da fronteira iraniana;
  3. Naftalan, a cidade conhecida pelas suas termas e pelos banhos de óleo de petróleo;
  4. Sheki, das mais belas cidades localizada nas montanhas do Cáucaso, com florestas ao pé inacreditáveis;
  5. Khachmaz, o destino turístico para quem quer fazer Turismo Balnear, uma vez que conta com belíssimas praias acompanhadas por belíssimas florestas.
  6. Khinalug, é uma aldeia na montanha, um pouco isolada, mas que também merece a sua visita, tal como os vulcões de lama espalhados por todo o país, sendo o local no mundo onde mais existe este fenómeno.

Tours no Azerbaijão



A maior cidade do Azerbaijão


Como chegar ao Azerbaijão

Baku é a capital do Azerbaijão e intriga com sua mistura constante de tradição e modernidade.

A cidade velha de Baku, cercada por muralhas, abriga monumentos históricos famosos, como a Torre da Virgem, o Palácio dos Shirvanshahs e o hammam de Hadji Gaïb Haci, um banho público construído no século XV.

A cidade tem abrindo gradualmente ao turismo, embora ainda seja esquecida pela maioria dos viajantes. E, no entanto, graças à organização da competição Eurovision em 2012 e dos Jogos Olímpicos da Europa em Junho de 2015, a cidade nunca esteve tão em destaque.

As maiores cidades do Azerbaijão espalham-se um pouco por todo o país, misturando um pouco de zona urbana com área rural montanhosa, proporcionando umas férias tranquilas.


Roteiro no Azerbaijão


Nestes guias de viagem tem informação acerca de uma série de destinos para fazer o seu roteiro no Azerbaijão. Poderá assim ter uma noção melhor do que visitar no país. De Ganja pode regressar a Baku e apanhar o seu voo para a sua próxima paragem. Contudo, se o seu destino seguinte é a Geórgia, poderá seguir para Tbilisi directamente de Ganja.

Qakh (Qax) no Azerbaijão

Qakh (Qax) no Azerbaijão

Destinos
Qax tem cerca de treze mil habitantes e localiza-se no norte do Azerbaijão, próximo das fronteiras com a Rússia e...
Read More
Lahic no Azerbaijão

Lahic no Azerbaijão

Destinos
A aldeia de Lahic tem a configuração e o ambiente de uma povoação de montanha, com um par de particularidades:...
Read More
Ganja e Lago Goygol no Azerbaijão

Ganja e Lago Goygol no Azerbaijão

Destinos
A cidade de Ganja localiza-se a 370 km a leste de Baku, mas não será necessário regressar à capital para...
Read More
Sheki e Fazil no Azerbaijão

Sheki e Fazil no Azerbaijão

Destinos
Sheki é considerada por muitos como o local a ir, para além de Baku, se não houver tempo para mais...
Read More
Quba – Baku – Sheki – Azerbaijão

Quba – Baku – Sheki – Azerbaijão

Destinos
Apesar de num mapa parecer muito melhor ideia viajar para Sheki a partir de Quba, a verdade é que as...
Read More
Quba e Aldeias na Montanha no Azerbaijão

Quba e Aldeias na Montanha no Azerbaijão

Destinos
O percurso entre Baku e Quba tem 160 km que demoram cerca de três horas a ser vencidos a bordo...
Read More
Baku e Gobustan no Azerbaijão

Baku e Gobustan no Azerbaijão

Destinos
Baku é a capital do Azerbaijão e o principal ponto de entrada no país, não só para os que chegam...
Read More
O que visitar no Azerbaijão

O que visitar no Azerbaijão

Destinos
O Azerbaijão reúne imensos motivos para escolher este país como o seu próximo destino turístico. Repleto de reservas naturais, poderá...
Read More

Outros lugares para visitar


Poucos dias não são suficientes para visitar o Azerbaijão. Aqui fica uma lista de possibilidades com que poderá jogar se quiser desenhar um plano algo diferente, locais que não foram incluídos no roteiro apresentado apenas porque não é possível ver todos eles num espaço de tempo reduzido.


Gabala


  • Gabala localiza-se a uns 240 km a nordeste de Baku, não muito longe de Mingechevir.
  • Esta cidade antiga foi fundada há mais de dois mil anos, sendo a mais antiga urbe do Azerbaijão, e durante seiscentos anos foi a capital da Albânia Caucasiana.
  • Apesar das sucessivas invasões e respectiva devastação os traços do glorioso passado são ainda visíveis em Gabala.
  • A moderna Gabala fica a uns 15 km das ruínas antigas e poderá considerar parar aqui uma noite, se tiver tempo, quando for a caminho de Sheki.

Lankaran

  • Lankaran fica no sudeste do Azerbaijão, próximo da fronteira com o Irão e se é para este país que se dirige a seguir ou se de lá vem, deverá ali parar.
  • A cidade é considerada um paraíso subtropical e tem um descontraído ambiente de resort.
  • Hoje em dia Lankaram combina a sua rica história com as praias maravilhosas que a rodeiam.
  • Destaque para o castelo do século XVIII, localizado no seu centro histórico,  para a mesquita do Bazar de Kichik e para a casa apalaçada de Mirakhmad khan, construída em 1913.
  • Se puder visite Khanege, a uns 100 km de Lankaran, onde encontrará um dos mais belos castelos medievais que irá ver, assim como o túmulo de Pir Hussein, uma mesquita e outros edifícios históricos.

Mingechevir

  • Localizada à beira de uma ampla albufeira, Mingechevir tem uma bela praia de água doce, mas o seu principal atractivo é o complexo arqueológico.
  • Os vestígios mais antigos por ali encontrados remontam a cerca de 2.000 a.C. mas existem estruturas mais recentes, até ao século XVII, nomeadamente necrópoles e templos cristãos.
  • Toda a área é extremamente rica sob o ponto de vista arqueológico, existindo diversos sectores demarcados em ambas as margens do rio Kura.

Nabran

  • Nabran localiza-se nas margens do mar Cáspio, uns 200 km a norte de Baku, tendo sido fundada em 1900 por colonos russos.
  • É hoje uma cidade balnear, rodeada de bonitas florestas, sendo um refúgio ideal para os meses quentes de Verão.

Nakhichevan

  • Localizada junto à fronteira com o Irão, é a mais antiga cidade do Azerbaijão, tendo sido fundada no século VI a.C. durante a era da Albânia Caucasiana.
  • No século XI foi capital do Estado Seljuk e nos séculos que se seguiram foi o centro do Estado Ildigizid.
  • Anexada em 1828, foi depois integrada no Azerbaijão e consequentemente na União Soviética.
  • Existem uma série de monumentos medievais em Nakhichevan como o Mausoléu de Yusuf Bin Kuseyir (séc. XII).   

Shamakhi

  • Shamakhi fica a 120 km a oeste de Baku, a caminho de Sheki.
  • Tem uma longa história, iniciada no século V a.C. e entre os séculos IV e XVI foi capital do Império Shirvan.
  • Em meados do século XVIII era o centro do Khanato de Shamakhi.
  • Hoje, é conhecida pelos seus vinhos e tapetes, mas os sinais do passado estão lá: a fortaleza de Gulistan, do século XI, o mausoléu de Addy-Gyumbez, a mesquita Djuma e diversas estruturas em ruínas datadas do século X ao século XVII.  
Vídeo do mausoléu de Yaddi Gunbas no Azerbaijão


Alojamento no Azerbaijão


Booking.com
Winter-Park-Hotel-Baku