Visto para o Azerbaijão

Desde Janeiro de 2017 que o Azerbaijão implementou um sistema de vistos solicitados e emitidos online, os chamados vistos ASAN.

Estes vistos são válidos por 30 dias, apenas para uma entrada no território nacional, podendo ser obtidos por cidadãos de 95 países, incluindo Portugal e o Brasil.

São emitidos em três dias úteis, por vezes em menos tempo. Depois de recebido por e-mail, o visto deve ser impresso e à chegada ao país será necessário apresentá-lo, juntamente com o passaporte, que deverá ter uma validade de mais de três meses em relação ao final dos trinta dias cobertos pelo visto.

O e-visto custa USD 23, podendo ser solicitado com urgência, demorando nesse caso três horas a ser emitido e sendo necessário pagar um total de USD 50.

O processo é bastante simples, sendo necessário escolher a data prevista de entrada no país, sendo que o visto emitido terá uma validade de 90 dias começando a contar nessa data. Isso não significa que poderá afinal ficar 90 dias no país, significa que poderá adiar a sua entrada e mesmo assim usar o e-visto, mas mantém-se o limite de 15 dias para visitar o país, devendo abandonar o território nacional sempre antes do final da data de expiração do visto.

CARIMBO DO AZERBAIJÃO NO PASSAPORTE
CARIMBO DO AZERBAIJÃO NO PASSAPORTE

Quando solicitar o visto o seu passaporte deverá ter uma validade superior a seis meses e deverá ter uma cópia digitalizada da página principal do documento, que irá enviar durante o processo de solicitação de visto. É também necessário indicar a morada onde ficará no Azerbaijão. Pelo menos nas primeiras noites.

Os cidadãos de uma boa parte dos países que resultaram do colapso da União Soviética não necessitam de visto para entrar no Azerbaijão e há uma série de países cujos cidadãos podem obter o visto à chegada a um aeroporto internacional.

Categorias Dicas