Melhor época para viajar no Azerbaijão

Quando Visitar o Azerbaijão

Quando ir o Azerbaijão é uma pergunta muito pertinente. A resposta a esta questão irá depender do que pretende fazer no país.

Se está mais interessado em conhecer as cidades do Azerbaijão, sua história, a gastronomia, e a cultura azéri, o melhor será planear a sua viagem para os meses que antecedem o Verão ou os que se seguem a esta estação. Ou seja, de Abril a Junho, ou Setembro e Outubro.

Se por outro lado o seu roteiro no Azerbaijão se focar na exploração das terras altas e nas caminhadas em altitude, os meses do Verão, bastante quentes nas áreas mais habitadas do país, oferecem condições ideais. Mas cada mês terá as suas vantagens e desvantagens. Vejamos…


Melhor época para viajar no Azerbaijão


Novembro a Fevereiro


Quando Visitar o Azerbaijão
Azerbaijão no Inverno

Se pretende visitar o Azerbaijão durante os meses de Inverno, vai apanhar frio. Não um frio insuportável, porque as montanhas servem de cortina ao clima continental e o mar modera as temperaturas. Espere temperaturas em Baku entre os 3 e os 10 graus, talvez um pouco mais em Novembro. Há alguma precipitação, mas geralmente nada que arruíne a experiência de uma viagem. Uns cinco dias de chuva para cada um destes meses e eventualmente alguma queda de neve.

Nesta altura do ano não deverá contar com expedições às montanhas, onde o clima se extrema e onde muitas das ligações por estrada ficam interrompidas.

Mas há elementos muito interessantes. Os apreciadores de aves poderão apreciar os parques naturais que em Novembro recebem um elevado número de espécies migratórias. Em Dezembro, apesar da maioria da população ser muçulmana, existem comemorações de Natal, com mercados de rua e um ambiente festivo no ar que ajuda a combater o frio. Segue-se o Ano Novo, especialmente festejado em Baku.

Por outro lado esta é a época em que se encontram menos viajantes no país. Os preços de alojamento descem, as atracções turísticas encontram-se mais calmas.  


Março e Abril


A partir de Março o clima começa a mudar, adivinha-se a chegada da Primavera. Nas montanhas a neve começa a derreter a e Natureza desperta para uma nova vida. E depois há a terceira semana do mês, quando geralmente ocorre o Novruz Bayrami, o ano novo persa, uma celebração proibida durante a era soviética.

Mas Março é ainda assim um mês frio, mesmo em Baku, onde o termómetro andará entre os 4 e os 10 graus, com uns cinco dias com ocorrência de precipitação.

Uma boa ideia será vir a tempo do Novruz Bayrami, divertir-se com as festas, deliciar-se com as iguarias tradicionais que abundam, e depois esperar que a Primavera chegue em força e aproveitar os primeiros dias da nova estação para explorar partes do país que durante o Inverno são demasiado frias. As diferenças climatéricas são evidentes, com as temperaturas a atingirem os 20 graus nos melhores dias de Abril e o verde a começar a cobrir as paisagens


Maio e Junho


Esta é a melhor época para visitar o Azerbaijão, existindo contudo uma diferença climatérica significa à medida que o tempo avança. Se em Maio é raro a temperatura subir acima dos 22 graus, já em Junho pode haver dias com 35 ou mesmo 40 graus. A chuva quase que desaparece. Pode cair alguma num par de dias em Maio e talvez nenhuma no mês seguinte.

Em Maio, no dia 28, celebra-se o Dia da República, que assinala a data em que após a Primeira Guerra Mundial, em 2018, se formou a efémera República Democrática do Azerbaijão, logo engolida pela União Soviética.

Uma boa forma de aproveitar as alterações de clima que se verificam nestes meses é chegar em meados de Maio, visitar a capital e outras cidades a altitudes mais baixas e depois, quando o calor que chega para o Verão se insinuar, fazer uns dias de praia e depois partir para as montanhas, usufruindo das temperaturas refrescantes que por lá encontrará e apreciando as magníficas paisagens do Cáucaso.


Julho e Agosto


Para algumas pessoas. os meses do Verão tornam a vida algo desconfortável na maioria das cidades azéris, enquanto que para quem gosta de calor, a estação quente não causará nenhum transtorno. O calor é intenso e Baku esvazia-se, à medida que os locais tiram férias a partem para as áreas costeiras, especialmente para as praias localizadas na península de Absheron.

Se planeia viajar no Azerbaijão nesta época, poderá tentar a sua sorte em Baku e se não se adaptar às elevadas temperaturas diversificar a sua aventura no Azerbaijão, indo até ao Lago Goygol,  a Quba ou mesmo seguindo os azéris até às áreas balneares.


Setembro e Outubro


Esta parte do ano é das mais recomendadas para visitar o país, sendo climatericamente bastante equilibrada, com temperaturas amenas e pouca precipitação, permitindo algumas caminhadas na natureza e oferecendo condições ideais para explorar as cidades do Azerbaijão. Poderá apanhar alguma chuva. Em média, há precipitação em seis dias em cada um destes meses.

Nestes meses o número de turistas aproxima-se do pico e será recomendável proceder a reservas antecipadas no que diz respeito a hotelaria, devendo esperar pagar um pouco mais do que nas épocas mais baixas do ano.

Note que habitualmente a chegada do Outono é súbita, e de repente o clima torna-se desagradável, com uma chuva miudinha que pode cair durante vários dias. Se possível, evite as últimas semanas de Outubro.


O clima no Azerbaijão

Clima no Azerbaijão


O clima do Azerbaijão pode ser moderado como subtropical, o qual apresenta-se semiárido, com pouca chuva, temperaturas altas no Verão e temperaturas suaves no Inverno. No entanto, a precipitação ocorre mais vezes que o normal na zona Sudeste e na época de Verão.

No território mais montanhoso, o clima sofre com temperaturas muito baixas (-7º C no Inverno e 13º C no Verão) e existem imensas quedas de neve.

Existem contrastes climáticos, uma vez que o clima é seco nas montanhas e húmido nas planícies. Os rios mais importantes para o país são os rios Kura e Aras.

Este país produz imenso algodão, e esta indústria implica o uso de químicos abrasivos, motivo pelo qual o Azerbaijão enfrenta problemas de contaminação do solo, assim como da água.



Alojamento no Azerbaijão