Baku e Gobustan no Azerbaijão

Baku e Gobustan

Baku é a capital do Azerbaijão e o principal ponto de entrada no país, não só para os que chegam por via aérea mas também para os que vêm de comboio, desde a Geórgia ou mesmo da Turquia.

Não podemos visitar Baku e descobrir só uma parte da capital, mas sim para explorar tudo já que a cidade assim permite. É através dos seus contrastes que compreendemos as origens da cidade: entre a cultura petrolífera, que se aproxima do seu património histórico e dos seus museus modernos construídos lado a lado a mesquitas antigas.

Depois de passar para as mãos dos mongóis e depois dos russos, Baku não se tornou a capital do Azerbaijão até meados de 1991, quando foi proclamada a independência do país.

O centro histórico da cidade é às vezes chamado de “Acrópole de Baku”, e recebeu esse nome graças aos seus fabulosos monumentos arquitectónicos. O Palácio Shirvanshah, a Torre da Donzela, o minarete Muhammad, a Casa dos Khans, uma imensidade de mesquitas centenáarias, complexos comerciais e lojas, fazem apenas parte de algumas construções únicas para quando visitar Baku.

Existem estruturas arquitectónicas modernas incrivelmente bonitas em Baku, incluindo o complexo de arranha-céus, “Flame Towers”. Estes enormes edifícios, cujas fachadas são revestidas de espelhos, lembram chamas. Pormenos fantástico…


5 razões para visitar Baku


BAKU AZERBAIJÃO
  1. Património Mundial da Humanidade » Com quase mil anos, a cidade fortificada de Baku oferece um magnífico testemunho da história da cidade. As suas muralhas datam do século XII.
  2. Fabulosos Museus » Baku irá deliciar os viajantes que amam a cultura. Entre as suas principais atracções contamos com o Museu Nacional de História e o Museu de Arte Moderna, que inclui obras de Picasso e Dali.
  3. A costa do Mar Cáspio » À beira-mar, Baku permite que aproveite o mar aberto durante uma viagem de barco. Em terra, pode relaxar na praia de Bilgah, entre as mais bonitas da região, ou passear e esticar as pernas enquanto admira a vista.
  4. Os melhores Kebabs » Os amantes desta famosa sandes ficarão muito contentes em Baku. Não perca o Restaurant Sultan na Rua Targovi, que oferecem espetadas de kebab deliciosas.
  5. Excelentes destinos fora da cidade » Em Surakhanie, nos arredores da cidade, vale a pena visitar o templo do fogo ao ar livre de Ateshgah. E na vila de Mehemmedi, épode visitar o fantástico monte do fogo Yanar Dag.

Baku tem muitos locais de interesse e monumentos, porém três sobressaem durante uma visita na capital do Azerbaijão. Baku combina história com arquitectura contemporânea, prometendo encantar os apreciadores dos espaços urbanos.

O Azerbaijão tem uma história conturbada de invasões e de guerras ao longo dos séculos, que se traduziram numa fusão cultural única no mundo, sendo a sua capital, Baku um lugar bastante interessante, muitas vezes comparada a uma Paris. 


3 Locais a não perder em Baku


Cidade Antiga


Cidade Antiga de Baku

Baku era uma obscura cidade provincial até à descoberta do petróleo na região. Tornou-se a base de apoio para toda a indústria, instalando-se ali os escritórios das companhias com interesses na exploração petrolífera. A Cidade Antiga é praticamente a única parte de Baku que antecede essa grande expansão urbana.

Palácio dos Shirvanshahs


Palácio dos Shirvanshahs

O Palácio dos Shirvanshahs foi o centro político do Azerbaijão durante uma boa parte da Idade Média. A maioria das suas estruturas data do século XV, tendo sido restaurado, com métodos algo discutíveis, em 2003. Juntamente com a Torre da Donzela e alguns outros elementos, f

Torres de Fogo


Torres de Fogo

As Torres de Fogo são dos edifícios mais modernos do Cáucaso, tendo sido construídas entre 2007 e 2013. A mais alta das três torres atinge os 182 metros, e as outras duas ficam-se pelos 160 metros. São um elemento icónico da cidade, podendo ser melhore apreciadas a uma certa distância, especialmente à noite, quando a fabulosa iluminação se acende.

Dica: um local bonito para apreciar uma boa vista panorâmica de Baku e para poder ver de perto as famosas Torres de Fogo, é no
Upland park. Durante o por do Sol vale a pena.


24 horas em Baku


Baku downtown no Azerbaijao
Baku downtown no Azerbaijao
  1. O primeiro destino do dia será o Upland Park, que é o ponto mais alto do Baku. Do parque, terá uma vista panoramica da cidade onde poderá avistar os principais edifícios e locais de interesse de Baku tais como as Flame Towers, o Edifício do Parlamento, o State Tv Channel Building e a Broadcast Tower, o Passeio dos Mártires, o Chrystal Hall, a National Flag Square e muito mais.
  2. Depois, pode caminhar pelo passeio dos Mártires até as 40 escadas. Não perca uma curta caminhada ao longo do Bulevar de Baku para desfrutar uma vista muito bonita do local. No caminho, também poderá ver o Carpet Museum e o Mini Venice. Interessante a misteriosa história por trás do Boulevard Baku e sua conexão com os Barões do Petróleo.
  3. Desde a Praça Azneft poderá continuar até o Double Gates para iniciar a explorar a Cidade Antiga. Da Double Gates, a partir do passeio, poderá ver as Correntes, Sailor e Cat Houses, Bukhara e Multani Caravanserais, a Mesquita Juma, e a Torre da Donzela.
  4. Depois de tirar fotos em frente à Torre da Donzela, irá visitar o Museu do Livro em Miniatura, a maior coleção de livros em miniatura do mundo que tem um livro com espessura de 0,75 mm e 22 páginas.
  5. O próximo destino na Cidade Velha será o Palácio dos Shirvanshahs. Dentro do Palácio, poderá requerer um guia, que explicará a história da dinastia Shirvanshah e mostrará o magnífico palácio que pertenceu aos antigos reis de Shirvan.
  6. Do Palácio vai acabar a sua visita nos Portões Duplos. O último destino do passeio pela cidade de Baku será a Rua Nizami. Poderá caminhar a pé para ver a beleza da rua mais central do Baku, repleta de lojas e bons restaurantes. Também poderá ver a Praça da Fonte cheia de fontes com diferentes estilos e esculturas.

Transportes


Chegar de avião ao aeroporto


Aeroporto Internacional Heydar Aliyev em Baku

Quem aterra no moderno e agradável aeroporto internacional Heydar Aliyev poderá usar os táxis locais para chegar ao centro da cidade, a cerca de 25 km de distância. Se o fizer, negoceie bem o preço.

Apesar de teoricamente terem taxímetros é muito pouco provável que saia do aeroporto sem negociar um valor fixo para o serviço. Os taxistas vão começar por exigir uns 50 AZN. O preço justo seria talvez 15 AZN, mas se conseguir que o façam por 20 AZN não será mau.

O serviço inverso será em princípio mais barato, talvez mesmo abaixo dos 15 AZN.

Se conseguir evitar a horda de taxistas, poderá usar o autocarro. Contudo, terá que se munir com um Baku Card. O cartão custa 2 AZN e a deslocação entre o aeroporto e a cidade será 1,5 AZN. Para evitar complicações mais vale reservar este serviço online antes de chegar ao aeroporto de Baku.


Chegar de Comboio


A estação ferroviária de Baku localiza-se na área mais central da cidade e é servida pela estação de metro 28 de Maio.


Tours em Baku



Visitar Baku


Baku no Azerbaijao
Baku no Azerbaijao

Cidade Antiga


  • Baku era uma obscura cidade provincial até à descoberta do petróleo na região. Tornou-se a base de apoio para toda a indústria, instalando-se ali os escritórios das companhias com interesses na exploração petrolífera. A Cidade Antiga é praticamente a única parte de Baku que antecede essa grande expansão urbana.
  • Não perca uma visita ao Palácio dos Shirvanshahs e à Torre da Donzela.
  • O núcleo histórico de Baku é um dos dois locais do país considerados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Torres de Fogo


  • As Torres de Fogo são dos edifícios mais modernos do Cáucaso, tendo sido construídas entre 2007 e 2013. A mais alta das três torres atinge os 182 metros, e as outras duas ficam-se pelos 160 metros. São um elemento icónico da cidade, podendo ser melhore apreciadas a uma certa distância, especialmente à noite, quando a fabulosa iluminação se acende.

Passeio do Mar Cáspio


O passeio marítimo do mar Cáspio estende-se ao longo de 3 km. É um espaço moderno, limpo e organizado, com vastas áreas verdes e uma vista encantadora sobre as águas do Cáspio. É também conhecido como Baku Boulevard, e une as duas principais praças históricas da cidade, a Praça da Bandeira Nacional, onde se ergue um enorme pavilhão nacional, e a Praça da Liberdade, antiga Praça Lenine, onde se encontra a sede do Governo.


Centro Heydar Aliyev


  • Este moderno centro cultural é uma das principais atracções de Baku. As suas arrojadas linhas são essencialmente curvas, criadas pela prestigiada arquitecta anglo-iraquiana Zaha Hadid, e fotografar aquele exterior é razão suficiente para uma visita ao local.
  • O design da estrutura inspira-se na assinatura caligráfica do homem que lhe deu o nome, Heydar Aliyev, o primeiro presidente do Azerbaijão independente.
  • Para visitar o interior, onde se encontram espaços de exposição, salas de espectáculo e espaços para conferências, procure a entrada que se localiza no canto a oeste.
  • Os autocarros 11 e 24 passam próximo do Centro.

Museu dos Tapetes


  • O Museu das Tapetes, apesar de mais pequeno, tem uma arquitectura tão ousada como o Centro Heydar Aliyev, com um design que replica o formato de um tapete a ser desenrolado.
  • No seu interior encontrará o visitante uma exposição contendo alguns dos mais belos exemplares de tapetes produzidos no Azerbaijão o que num país onde a tapeçaria é considerada a arte nacional, é prometedor.
  • Poderá adquirir um exemplar na loja do museu, mas não esqueça que deverá guardar o certificado. Sem ele, não poderá fazer o tapete sair do país. Se a peça tiver mais de trinta anos o processo complica-se, sendo necessário pagar uma taxa extraordinária e obter uma autorização do Ministério da Cultura.

Torre da Donzela


  • Esta bizarra torre foi construída em data incerta, provavelmente entre o século VII e o século XII. Poderá ter desempenhado funções como farol, observatório astronómico, templo zoroastriano ou, simplesmente, de defesa militar.
  • No seu interior existe hoje um museu dedicado à própria estrutura, onde é apresentada a sua história e os mitos que a envolvem.
  • Encontra-se aberta ao público diariamente, entre as 10:00 e as 19:00, custando o bilhete para visitantes estrangeiros 10 AZN.

Palácio dos Shirvanshahs


  • Este amplo palácio foi a o centro político do Azerbaijão durante uma boa parte da Idade Média. A maioria das suas estruturas data do século XV, tendo sido restaurado, com métodos algo discutíveis, em 2003.
  • Juntamente com a Torre da Donzela e alguns outros elementos, forma um lugar colectivo considerado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Praça das Fontes


  • É o centro funcional de Baku e um dos pontos favoritos dos habitantes da cidade, sendo também conhecida como Parapet. O actual nome advém da existência de múltiplas fontes, alo colocadas durante a era Soviética.
  • Em seu redor concentram-se algumas das melhores lojas da cidade e a dinâmica comercial da praça é enorme.
  • A praça é também o lugar onde a administração da cidade organiza eventos, festivais e concertos.

Museu de História


  • Localizado no centro da cidade, não muito longe da Praça das Fontes, o Museu de História tem uma exposição dedicada à história e à cultura do Azerbaijão e é o maior espaço deste género no país.
  • Para além das colecções expostas, compostas por mais de dois mil artefactos, poderá admirar o interior do próprio edifício, construído em estilo Renascença à passassem do século XIX para o século XX por um dos primeiros magnatas do petróleo azéri, HZ Tağiyev.
  • O edifício foi confiscado assim que o Azerbeijão foi integrado na União Soviética, e logo em 1920 as autoridades estabeleceram ali o museu que daria lugar ao moderno Museu de História.

Casa Museu de Tahir Salov


  • Tahir Salov será provavelmente o mais prestigiado pintor contemporâneo do Azerbaijão, e na casa onde viveu, bem no centro histórico de Baku, foi criada uma exposição que se encontra aberta ao público.
  • Para além das telas de Tahir Salov poderá ver aqui o visitante uma colecção de fotografias e peças decorativas.
  • A casa pode ser visitadas de Segunda a Sexta-feira das 9:00 às 21:00 e o bilhete custa 2 AZN.

O que visitar fora de Baku


Parque Nacional de Gobustan


O Parque Nacional de Gobustan é o segundo local do Azerbaijão classificado desde 2007 como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO e pode ser visitado a partir de Baku. Este é um dos lugares imperdíveis quando visitar o Azerbaijão.

Localiza-se a cerca de 50 km a sul da capital, podendo ser visitado numa tour organizada, devendo para tal esperar pagar cerca de USD 70 por pessoa. Se este valor é demasiado elevado, pode sempre usar transportes públicos: encontre a estação de autocarros do Campo de 20 e procure uma viatura com o número 195 que se destine a Alat. Saia em Gobustan. A entrada do parque fica a 3 km. Caminhe ou apanhe um táxi.

Há dois elementos especialmente interessantes no Parque: Os petróglifos e os vulcões de lama.

Existem ali cerca de 600 gravuras rupestres, criadas há 12.000 – 15.000 anos, a que se juntaram inscrições deixadas pelos exércitos de Trajano e de Alexandre o Grande. Uma vez no parque, poderá visitar o moderno museu do centro interpretativo e observar petróglifos, mas para aceder aos vulcões de lama terá que arranjar um táxi.


Tours em Gobustan



Alojamento em Baku


Booking.com


Alojamento no Azerbaijão