Quba e Aldeias na Montanha no Azerbaijão

Quba e Aldeias na Montanha no Azerbaijão

O percurso entre Baku e Quba tem 160 km que demoram cerca de três horas a ser vencidos a bordo de uma carrinha cuja passagem custará 4 AZN, sendo aconselhada uma saída bem matinal até porque há muito para ver na cidade.

Se gosta de paisagens de montanhas, então Quba e as aldeias nos seus arredores, é um dos lugares mais tranquilos e mais pitorescos do Azerbaijão.

Estes transportes partem da estação de autocarros localizada no início da avenida Heydar Aliyev. Há táxis partilhados para Quba com saída das estações Shamahinka e 20 de Janeiro.

Quba é uma excelente base para explorar as montanhas da região e especialmente as interessantes aldeias que por ali existem, com destaque para Buduq, Xinaliq e Laza.


Visitar Quba


Visitar Quba Azerbaijao

Quba é uma povoação de montanha, famosa pelas suas maçãs e tapeçaria, recomendando-se precaução na sua inclusão no plano de viagem caso visite o Azerbaijão nos meses de Inverno. Por  outro lado é muito popular nos meses de Verão, sendo um habitual refúgio para os dias quentes de Baku.

Na sua área mais antiga, junto ao rio Qudiyalçay, foi estabelecida no século XVIII a capital de Fatali Khan, mas com a inclusão desta unidade política na Rússia, em 1906, a importância de Quba decresceu.

A norte, do lado de lá do rio, encontra-se uma fascinante comunidade judia, Qırmızi Qəsəbə, alegadamente próspera e certamente muito activa, com duas belas sinagogas.

A moderna Quba estende-se para leste, ao longo de 3 km, tendo o seu ponto fulcral na Praça da Bandeira.


O que fazer em Quba


Cümə Məscid


Esta mesquita octogonal feita de tijolo e datada do final do século XVIII será porventura o edifício mais emblemático de Quba. A sua cúpula metálica é sobredimensionada,  estando a mesquita dotada de um fino minarete construído com pedra amarela.

Memorial do Genocídio de 1918

Este complexo de monumentos, inaugurado em 2013, é dedicado às vítimas dos massacres perpetrados em 1918 por grupos de bolsheviks arménios. Na altura foram arrasadas mais de 160 aldeias, estimando-se que um total de quase 17 mil pessoas tenham sido chacinadas.

O memorial localiza-se no ponto onde em 2007 foi encontrada uma vala comum. As ossadas ali descobertas são hoje parte do complexo monumental, existindo também um museu subterrâneo e um par de pirâmides.

Banhos Günbəzli

Estes banhos – ou hamam – têm a habitual planta hexagonal deste tipo de complexos, tendo sido construídos em tijolo vermelho no século XVIII.

O seu estado de conservação não é dos melhores mas estão muito bem enquadrados, tendo como vizinhos uma série de edifícios que testemunham a época de ouro de Quba.

Museu de História Regional

Este museu localiza-se nas proximidades do Parque Meydan, estando alojado num original edifício cuja arquitectura alude à de um castelo. No interior encontramos uma interessante exposição, focada na história da região de Quba, e que conta com peças de joalharia da Idade do Bronze, com belos tapetes azéris, com cerâmica e com armas antigas.


O que visitar fora de Quba


Aldeias de Montanha


Xinaliq Azerbaijao
Aldeia de Xinaliq

Quba é uma excelente base para explorar as montanhas da região e especialmente as interessantes aldeias que por ali existem, com destaque para Buduq, Xinaliq e Laza.

  • Buduq fica a 90 km de Quba e é geralmente inacessível durante o Inverno, falando-se ali uma língua própria, assim como nas duas aldeias vizinhas, Pirüstü e Qab Qazm.
  • Laza situa-se num vale encantado, com vistas deslumbrantes e rodeada de cascatas de águas cristalinas. É uma terra de gente hospitaleira, onde se podem observar as casas características da região, não se devendo perder uma visita à mesquita que se encontra no centro da povoação.
  • Xinaliq é considerada uma das aldeias mais altas da Europa, e o acesso é agora facilitado por uma nova estrada de asfalto. Vivem aqui cerca de 800 pessoas, quase todas habitando casas tradicionais, construídas em pedra e com amplos terraços. Incrivelmente a aldeia tem uma língua – Ketsh – que apenas aqui pode ser escutada. Existe um pequeno museu dedicado à cultura local.

Tours em Quba e Montanhas



Alojamento em Quba


Booking.com



Alojamento no Azerbaijão